sábado, 28 de agosto de 2010

Emperor

Mais uma banda de minhas fortes enfluencias nada mais e nada menos que o saudoso EMPEROR



Em sua juventude, Ihsahn e Samoth se conheceram em uma convenção de rock. Os dois jovens começaram a tocar juntos com diversos nomes: primeiro, Dark Device; depois, Xerasia e, por último, Embryonic. Posteriormente o grupo se envolveu com a conhecida banda Thou Shalt Suffer. Após isso, Samoth começou a escrever músicas fora do Thou Shalt Sufferjuntamente com mais um baixista chamado Mortiis,








 o Emperor foi formado. Depois muito pouco tempo tocando juntos, a banda lançou a demo chamada Wrath Of The Tyrant. Rapidamente ganhou popularidade no underground e logo começou a chamar a atenção de gravadoras e selos. Seu primeiro selo se chamou Candlelight. Eles assinaram com essa gravadora, e a formação mudou um pouco. Samoth foi para a guitarra, Ihsahn ficou no vocal gutural e Faust, foi recrutado como baterista.






                                                       samoth


Em 1993, a banda começou a trabalhar em seu primeiro cd. Emperor abriu alguns shows da famosa banda britânica Cradle of Filth em seu tour; depois deste tour, a banda parou de usar corpse paint por acharem que usar Corpse Paint estava na moda e perdeu todo o significado e simbolismo. Em 1994In the Nightside Eclipse foi lançado e muitos fãs foram surgindo, tornando a banda bastante conhecida.








No verão de 1994, uma série de eventos ocorreram na cena underground do black metal norueguês: várias igrejas foram queimadas e o "Inner Circle" dominava a cena. Também nessa época, Faust foi a Lillehammer para ver a nova construção do parque olímpico. Umhomosexual chamou-o para ir junto com ele pro mato. Faust aceitou. Quando chegaram à floresta, matou o homem. Depois desseassassinato, Faust se juntou aos membros do Mayhem e foi queimar biblias em uma estação de esqui, perto do ocorrido. Faust foi preso e condenado a 14 anos de cadeia . Samoth foi preso e condenado a 16 meses de prisão por incendiar igrejas e Tchort foi preso e condenado a 6 meses de prisão por assalto (saiu da banda por estar desinteressado no futuro da mesma). Ihsahn foi questionado muitas vezes mas nenhuma prova que ligasse ele a algum crime foi encontrada.








Em 1996 entrou para a banda Trym na Bateria. No final de 1996, o Emperor entrou no estúdio para gravar o seu segundo álbum, Anthems To The Welkin At Dusk, o mais famoso de todos. Mostrando um Emperor muito mais complexo e progressivo se comparado ao álbum anterior. Este álbum foi aclamado por diversas publicações ao redor do mundo, como a revista britânica Terrorizer e a americana Metal Maniacs.









Depois, continuando a carreira como um trio, com Ihsahn nos teclados, vocal e baixo, a banda gravou seu terceiro álbum IX Equilibrium e fez uma turne pela Europa e Estados Unidos. No final de 2001, com as diferenças musicais dos membros muito diferentes, eles resolveram acabar com a banda, mas antes lançaram o álbum Prometheus: The Discipline Of Fire And Demise, inteiramente composto por Ihsahn.
Após isso, foi lançado uma coletânea denominada Scattered Ashes: A Decade of Emperial Wrath, cd duplo com covers de outras bandas, além de suas músicas mais importantes.








Samoth e Trym continuam tocando juntos na banda de black/death metal Zyklon, enquanto Ihsahn está, ao lado de sua mulher Ihriel, concentrado no projeto Peccatum, além de um projeto solo cujo cd denominado The Adversary foi lançado em 2006.
Em 2005, a banda voltou a se reunir para fazer uma turnê, afirmando ter vontade de fazer shows para os fãs, já que não houve uma turnê de despedida durante o seu fim. Para esses shows a banda conta com as participações de Secthdaemon no baixo e Einar nos teclados.

                                                           Ihsahn ao vivo

                                                emperor no wacken 



Membros:

Ihsahn (Vegard Sverre Tveitan) - Vocal, Guitarra, Baixo, Teclado - (1991-20012005-)


Samoth (Tomas Haugen) - Guitarra e Bateria - (1991-20012005-)





Trym (Kai Mosaker) - Bateria - (1995-20012005-)





Ex-Membros:



Nenhum comentário:

Postar um comentário